Search engine optimization (SEO), otimização dos mecanismos de pesquisa, ou seja, melhorar a posição de um site em resposta a uma pesquisa por palavras ou expressões que interessam para os negócios ou produtos oferecidos no site. Procurando trazer o site para a primeira página do resultado. O objetivo é simples: Aumentar o tráfego no site e, consequentemente, as vendas de produtos e serviços ou o atingimento do público alvo.
SEO é, em primeiro lugar, uma ação contínua. Quando o site estiver bem posicionado, os concorrentes também tomarão ações para ultrapassá-lo. A atuação do analista SEO passa por:
1) Entender profundamente como funcionam os algorítimos que executam o "julgamento" do posicionamento de sites na GOOGLE. Isto exige conhecimento de programação.
2) Estudar os serviços/produtos oferecidos pelo site. Não é uma tarefa tão trivial como parece. Exige entender o mercado e a mentalidade do cliente para esses produtos e serviços, assim como os serviços e produtos da concorrência.
3) Entender o público alvo, procurando descobrir as palavras e expressões pelas quais os futuros clientes estariam, de fato, buscando os serviços e produtos oferecidos. Isto também não é simples. A pessoa pode estar procurando algum assunto, método ou técnica que seu serviço ou produto oferece, mas esta pessoa sequer sabe que existe a oferta de algo pronto. Esta parcela de possíveis clientes (leads) pode ser muito representativa, notadamente em casos de produtos ou serviços novos.
4) Providenciar a correta qualidade do conteúdo/textos expostos no site, o conteúdo/textos, ou metadados, internos da programação do site. Estabelecer conexões do site com outros sites na Web e produzir vinculação geográfica e demográfica com o público.
5) Garantir as correções necessárias na programação e conteúdo do site que levem a garantir total coerência com os passos 1 a 4.
6) Testar este entendimento nos resultados apresentados, percebendo quais são a forças que levam ao melhor posicionamento, repetindo todos os passos continuamente.
Este trabalho exige uma primeira fase de alguns meses para a produção dos primeiros resultados porque, na maioria do casos, os sites foram produzidos sem qualquer preocupação com posicionamento, além de carregarem muitos erros de programação, algo que é muito penalizado pelos algorítimos